Atendimento (11) 2440-6052 (11) 97597-1128 (WhatsApp) Segunda à Sexta das 10:30 às 18:30 horas Sabado das 11:00 às 15:00 horas

Long John

Como escolher? Neoprene, Wetsuit ou Roupa de Borracha

Independente de como você chama, este acessório é ideal para o surf, mergulho, natação, stand up padle, entre outros...

Hoje a roupa de Neoprene tem muita tecnologia envolvida, independente da marca que você escolha, bem diferente dos tempos antigos quando os primeiros modelos foram criados.

Aliás, a roupa de borracha foi criada por Jack O'Neil, um ícone do surf falecido em 2017. Ele entrou para a história em 1952 quando inventou a 1ª. Roupa de borracha para o surf. Devido a sua experiencia que adquirida na Segunda Guerra Mundial, ele começou a experimentar diversos materiais para que os surfistas pudessem se aquecer durante as temperaturas mais frias do Oceano e consequentemente poder surfar por mais tempo. Depois de diversos testes, decidiu pelo Neoprene que até hoje á a base da matéria prima utilizada no wetsuit, este material era usado pela Marinha Americana nos coletes salva vidas. Na década de 70 apresentou uma roupa completa e acabou sendo acolhido pelos surfistas rapidamente fazendo muito sucesso.

Aqui no Brasil como antigamente as coisas eram bem mais difíceis, tivemos a sorte de morar em nosso País o Dr. Marco Aurélio Raymundo, mais conhecido como Morongo, uma pessoa muito carismática e conhecida no mundo do surf. Morongo como é mais conhecido morava no Rio Grande do Sul e se mudou para Santa Catarina a fim de viver uma vida diferente!

Morongo era médico, prestava atendimento nos Postos de Saúde, mas adorava surfar quando não estava trabalhando, mas o problema maior era a temperatura da água que é muito fria na Região Sul do Brasil. Foi então que usando toda a sua criatividade, ele construiu para si mesmo um wetsuit em sua casa. A novidade se espalhou e assim começaram as primeiras encomendas, dando oportunidade para qualquer surfista brasileiro poder adquirir se precisar dos produtos importados. Desde lá, surgiu a Mormaii, uma empresa genuinamente brasileira conhecida mundo a fora e que desenvolve diversas roupas de Neoprene para os mais diversos tipos de esporte, como o surf, o sup, a natação, mergulho, entre outros.

Qual a roupa neoprene adequada para as diferentes temperaturas?

Quanto mais baixa a temperatura da água, mais espessa deve ser o wetsuit, para os dias de frio extremo no Brasil com na região sul, uma roupa de borracha de espessura 3/2mm já o suficiente.

Se estiver na região sudeste uma roupa neoprene entre 2mm e 2.2mm já funciona muito bem, com exceção para os mais friorentos, os que tem pouca taxa de gordura, pessoas bem magras.

Wetsuit, Neoprene, Roupa de Borracha - Que cuidados eu preciso ter?

Lave sempre com água doce após o uso, deixe secar na sombra, não use alvejante ou qualquer outro produto para limpeza, com exceção do shampoo para wetsuit que foi desenvolvido para isto. Para secar deixe a roupa no avesso e coloque a roupa de borracha dobrada no varal, nunca no cabide. Veja sempre o manual de uso da sua roupa informado pelo fabricante, não lave o Neoprene com água quente e evite expor ao sol para secagem.

Wetsuit, Neoprene, Roupa de Borracha, qual o tamanho certo?

O tamanho ideal da roupa Neoprene é bem diferente da roupa do dia a dia, por exemplo se você veste o tamanho M, pode ser que use o wet suit na medida “P”. Portanto, se a roupa Neoprene ficar solta (com folga) corre o risco de entrada de água, fora o incomodo das partes que sobram. Desta forma, a roupa deve ficar bem colada ao corpo, mas ao mesmo tempo não pode limitar os seus movimentos.

Como transportar a sua roupa de borracha em viagens?

Esta deve ser a sua última peça na bagagem de malas, não coloque nada em cima que possa amassá-la e a deixa longe de objetos cortantes como tesouras, quilhas, bico da prancha, etc.  

Quando trocar a roupa de neoprene?

- A cada ano surgem novas tecnologias que “elevam o wetsuit a outro patamar”, como por exemplo o surgimento de materiais mais leves, flexíveis, que se aquecem com o movimento do corpo, etc. e se você puder fazer a troca, com certeza já vai sentir a diferença.

- Outro fator importante que demonstra a hora da troca, é quando a roupa de Neoprene demonstrar os desgastes do tempo de uso, você percebe quando entra no mar e já sente a água entrando na vedação, nas costuras ou até mesmo pelo do zíper.

- Se estiver muito apertado, pois com o tempo nosso corpo muda e podemos adquirir mais peso que pode ser em forma gordura ou massa muscular, estes fatores podem fazer com que a roupa de Neoprene fique muito justa e isto pode estar deixando você travado.