Atendimento (11) 2440-6052 (11) 97597-1128 (WhatsApp) Segunda à Sexta das 10:30 às 18:30 horas Sabado das 11:00 às 15:00 horas

Parafina Água Morna

Parafina Surf Para que serve?


É preciso passar parafina na prancha de surf, caso contrário o surfista escorrega e não consegue nem remar deitado e muito menos ficar em pé na prancha. Se você não quiser usar parafina na prancha de surf vai precisar colocar um deck traseiro e dianteiro. 


Como passar a parafina na prancha de surf?


Se a sua prancha tiver o deck instalado na parte traseira, você vai passar a parafina somente na parte frente onde o seu peito vai estar apoiado na hora da remada, a mesma parte onde se pé vai ficar apoiado quando estiver em pé. Se a prancha não tiver o deck surf traseiro você vai passar parafina a partir desta região.
Passe a parafina surf em movimentos circulares até que você sinta que a sua mão fique aderente (pegajosa) na prancha de surf, tem que passar com vontade, ser bem generoso.
Se sua prancha tiver alguns amassados, esfregue a parafina de lado a fim de que ela alcance toda a área desejada na prancha.
Eu gosto de passar também na parte lateral que eu vou mostrar no vídeo, pois me dá bastante firmeza na hora de dar o joelhinho (hora de furar a onda), isto evita que a minha mão escape na hora que eu furar uma onda mais forte.

 

Quando trocar a parafina da prancha de surf?


Geralmente eu troco a parafina da prancha de surf depois de umas 15 vezes que eu for surfar, pois toda a vez que eu vou passo novamente uma camada de parafina em cima da anterior. Com o tempo esta camada vai ficando grossa, suja e perdendo sua eficiência, além do aspecto visual que não fica nada legal.

 

 

Como passar a parafina na prancha longboard?


Você vai passar a parafina no longboard da mesma forma que eu expliquei acima na pranchinha, ou seja, em movimentos circulares e na parte que estiver amassada vai esfregar a parafina lateralmente a fim de que ela alcance toda as partes da prancha. Assistindo o vídeo acima que fiz passando numa pranchinha você vai entender.
Ao passar a parafina no longboard direcione somente na área que eu destaquei na imagem que vai da parte que fica em cima das quilhas, caso não tenha o deck até um pouco mais da metade da prancha. Se estiver aprendendo a surfar esta região é suficiente, pois não é necessário passar a parafina até o bico da prancha, pois você ainda não vai conseguir caminhar até lá e vai perder tempo passando e gastando parafina surf além da conta.

 

Como retirar a Parafina da Prancha?

 

Para retirar a parafina da prancha de surf você vai precisar de um raspador de parafina que vendemos aqui na loja, ele é de plástico e não vai estragar a sua prancha, você também pode usar uma espátula de plástico como eu usei no vídeo demonstrativo. Uma forma mais rápida de tirar a parafina é deixar a prancha de 5 a 10 minutos no máximo ao sol para que a parafina derreta, assim fica mais fácil fazer a retirada. Caso não tenha sol você consegue retirar da mesma forma raspando só que vai dar um pouco mais de trabalho. Mas atenção, a maioria das parafinas são feitas de derivados de petróleo e outros componentes químicos que agridem a natureza, desta forma, é muito importante que você descarte os resíduos no lixo e nunca no meio ambiente. Hoje no mercado existem parafinas chamadas de ecológicas que são feitas de cera de abelha, óleos vegetais e outros componentes que são biodegradáveis.

 

Parafina prancha surf tipos...


Hoje existe diversos tipos e marcas de parafina para as mais diversas temperaturas de nosso meio ambiente. Vamos falar aqui somente dos modelos mais usados e conhecidos pela maioria dos surfistas que são as parafinas para água quente também chamadas de Warm (em inglês), parafina para água gelada também chamadas de Cool (em inglês) e uma parafina de base, também chamada de base coat (em inglês). 

 

Parafina de Água Quente para que serve?

 

A parafina para água quente que também chamamos de Warm em inglês é usada no Brasil nas estações da primavera e do verão quando a temperatura da água está por volta de 19º. C a 28º. C. Este tipo de parafina tem uma consistência mais dura, mais firme para que não se solte da prancha por conta da água quente, deixando a prancha de surf escorregadia. Geralmente a embalagem deste tipo de parafina levas as cores amarelo, laranja o vermelho facilitando a identificação do produto.

 

Parafina de Água Fria para que serve?

 

A parafina para água fria também chamada de Cool em inglês é usada em nosso País nas estações do outono e inverno por conta de a temperatura da água estar mais fria, por volta dos 14º. C a 19º. C. Ela tem a consistência mais mole para compensar a água fria, então ela não fica mais muito dura e não perde a eficiência e a prancha não fica escorregadia. A fim de identificar melhor este tipo de parafina, os fabricantes usam a cor azul no rótulo que lembra o gelo.

 

Parafina Base Coat para que serve?

 

A parafina base de base ou base coat em inglês é para ser passar antes da parafina para água quente ou fria. Ela não tem a mesma aderência das parafinas citadas acima, como o próprio nome diz, serve “somente de base” e isto geralmente é informado no rótulo da mesma. Primeiro você passar uma camada desta parafina e depois passa por cima a parafina de água quente, fria ou alguma outra parafina intermediária que eu não citei aqui.
Escolher a parafina ideal com a temperatura do mar que vai surfar é muito importante para o desempenho do surfista.